RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as diferenças e implicações para contabilidade da aplicação das variações individual, zonal e híbrida do método do custo de viagem nos ativos culturais do Distrito Federal (DF). Considerando o objetivo da contabilidade e o debate existente sobre a mensuração de ativos culturais públicos, o problema foi abordado sob a ótica da relevância e subjetividade da informação. Foram utilizados os questionários de uma pesquisa realizada em 2008 pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET – UnB) e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal referente ao perfil e satisfação do turista do DF. Foram considerados válidos 1.906 questionários, subsidiando a segmentação de amostras para os atrativos culturais mais visitados: Catedral, Torre de TV e Praça dos Três Poderes. Na aplicação de cada variação do método, utilizou-se de técnicas estatísticas de regressão com o objetivo de encontrar a forma funcional que melhor se adequou aos dados. Os resultados apresentaram grandes variações de acordo com a abordagem utilizada, sendo a individual a mais adequada, pois encontrou a maior quantidade de sinais de coeficientes correspondentes às expectativas, de relações significantes, além de proporcionar o menor valor para os ativos culturais, demonstrando-se como alternativa mais conservadora. A relevância da informação é observada na possibilidade de utilização dos resultados para orientação de políticas públicas. No entanto, as variações encontradas comprovaram a subjetividade envolvida na operacionalização do método, sendo que uma possível implicação para a contabilidade é a impossibilidade de incorporação destes resultados nas demonstrações financeiras das entidades do setor público. O valor dos benefícios estimados corresponde ao valor de uso de turistas brasileiros provenientes de outros estados, o que se configura com uma das limitações da pesquisa. A valoração de ativos culturais é um tema ainda pouco explorado em pesquisas, especialmente na área contábil, portanto, são sugeridas pesquisas que explorem o tema.

Palavras-chave: Valoração de Bens Culturais, Heritage Assets, Método do Custo de Viagem, Bens Públicos.

Autor: MATHEUS DE MENDONÇA MARQUES.

Acesse:  http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/11474/1/2012_MatheusMendoncaMarques.pdf