RESUMO

Este trabalho tem por objetivo mensurar o valor da Festa do Divino, evento cultural de Pirenópolis – GO, além de explorar a influência da felicidade nos aspectos de valoração de eventos populares. A mensuração de heritageassetscomporta diversos problemas nas métricas de valoração, na interpretação e compreensão dos valores. Neste eixo, a contabilidade se posiciona como ferramenta capaz de produzir informações que tenham relevância para a gestão dos bens culturais. Em outros países, especialmente de origem anglo-saxônica, que se orientam pela norma IPAS 17, há a tendência do registro contábil destes bens para ganhos não só na decisão de políticas públicas, mas também por envolver liames axiológicos e deontológicos, ou seja, que superam aspectos monetários que tangem valores humanos que devem ser protegidos. Pautado por essas preocupações e pela compreensão de sistemas sociais, diversos de outros estudos paralelos, acrescentou-se às técnicas de valoração econômica, variáveis ligadas ao bem-estar subjetivo do indivíduoe percepções, nos processos de valoração. Para efeitos empíricos, foram aplicados questionários aos turistas, que forneciam subsídios para o uso da técnica de valoração Método dos Custos de Viagem (MCV) e também para Método de Valoração Contingente (MVC), além de outros dados marginais ligados à percepção dos entrevistados. Para a técnica do MCV pela abordagem individual foi encontrado o valor de R$ 22.248,91 por visitante e pela técnica da Disposição a Pagar (DAP) foi apurado o valor de R$ 31,17, após as correções estatísticas. Por derradeiro, há a análise dos resultados entendendo que os valores fornecidos pelas duas técnicas, além dos aspectos qualitativos depreendidos do questionário, robustecem o processo de gestão e compreensão dos valores de bens culturais. Assim, a relevância e interpretação de valores contábeis dependem de informações satélites como as de aspecto qualitativo, e tem utilidade vista sua aplicação prática.

Palavras-chaves:Método dos Custos de Viagem, Valoração Contingente, Disposição a Pagar, Valoração de Bens Culturais, Bem Estar Subjetivo, Felicidade.

Autor: VINICIUS MASCARENHAS GUERRA CURVINA.

Acesse: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/19262/1/2015_ViniciusMascarenhasGuerraCurvina.pdf